domingo, 25 de abril de 2010

A FOTOGRAFIA NA SALA DE AULA




Professora Elizete Arantes

NTE-Núcleo de Tecnologia Educacional do Natal


Inicio este texto com uma citação de Etienne Samain (2005), “As fotografias gostam de caçar na escuridão de nossas memórias. São infinitamente menos capazes de nos mostrar o mundo que de oferecê-lo ao nosso pensamento.” A fotografia é testemunha da história do mundo e exerce um grande poder de sedução na percepção estética, estimula a sensibilidade e exerce uma grande influência no nosso imaginário.

A fotografia é arte visual e é também um produto cultural e histórico, por isso supõe um espectador. Este, ao olhar uma fotografia, mantém uma relação com ela. Assim, fica claro que a atenção visual é um fator determinante na relação entre a fotografia e com quem a observa.



A fotografia é um texto e para ser compreendida tem que ser lida. Para que aconteça a leitura da imagem o aluno precisa conhecer os códigos da linguagem visual para que possa estabelecer uma relação com o mundo e assimilar as informações sobre o mesmo.

Ao utilizar a fotografia na sala de aula, o professor deve estimular seus alunos a ter sensações específicas, e ao observarem as fotografias propostas devem instigar a produzir novas imagens, sendo assim, cada aluno estará disposto a construir a imagem, da mesma maneira que a imagem irá construí-los.


Ao ser utilizada como recurso didático-pedagógico, a fotografia auxilia os alunos na maneira de ver o passado, uma imagem ‘congelada’ de uma situação ou espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual.

A observação da fotografia faz com que o espectador reconheça alguma coisa na imagem que ele vê. A Fotografia é memória e com ela se confunde. É algo que ele sabe que existe ou existiu na realidade. Isso ativa a memória, causando-lhe um prazer específico. A este processo Aumont (2005) chama de ‘esquema’, ou seja, o processo da rememoração pela imagem.

A imagem existe na medida em que o seu espectador a percebe e a compreende, através de um conjunto de atos perceptivos e psíquicos. O professor poderá discutir esse aspecto com seus alunos em sala de aula. Isso se deve ao fato da percepção visual ser um processo quase experimental, ou seja, supõe expectativas e hipóteses que necessitam ser verificadas ou anuladas.

O professor pode estimular seus alunos a formarem um pensamento visual através da fotografia, ou seja, fazer com que discutam o que compreenderam sobre a fotografia apresentada, pois esta também possui um caráter ilusório, sendo mero reflexo da nossa imaginação, da maneira como queremos representar o mundo, a realidade. O professor poderá também ensinar os seus alunos a serem fotógrafos, a reproduzirem as aparências visíveis da realidade. Assim, os alunos poderão ter a chance de exprimir essa realidade, participando ativamente das imagens-mundo.

Referencias:
AUMONT, Jacques. A imagem. 10. Ed.Campinas: Papirus, 2005.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus,1997.(coleção Campo Imagético).
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e educação: fruir e pensar a TV.2.ed.Belo Horizonte:Autêntica,2003. (coleção temas e educação, 1).
SAMAIN,Etienne. O fotografico. 2ª edição-São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005.

17 comentários:

  1. Gente
    A utilização da fotogarfia na sala de aula nos dá possibilidades de mudanças e inovações, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza este blog nos dá bastante informações para que haja uma mudança em sala de aula

    ResponderExcluir
  3. Podemos utilizar fotografia na aulas de arte,aula de história, geografia, português,literatura e outras e outras, é só utilizar a imaginação e a boa vontade.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto está lindo Elizete. Percebe-se o quanto vc entende e gosta do assunto.
    Parabéns por disponibilizar aos professores este complemento pedagógico, ao se trabalhar a fotografia na sala de aula.
    Vera poletto

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto e pela seleção das imagens, são lindas!
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotografias são dos meus alunos do curso de fotografia. São professores da rede municipal que aprenderam a técnica e estão utilizando na sala de aula.
      Elizete

      Excluir
  6. Adoro fotografias! Sempre entrego a cada trimestre um dvd para que os pais percebam por meio dasimagens os flagrantes virtuais dos seus filhosbem como ter idéiado que foi realizado em sala de aula.As imagens dizem mais que palavras. Sempre gosto que os alunos façam suas leituras de imagens! Dessa forma expressam a emoção e o pensamento além disto devemos estimulá-los a fazer um bom uso da tecnologia. Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. OLA PESSOAL
    ACREDITO QUE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZALÇÃO DA FOTOGRAFIA NA SALA DE AULA E DIVERSO. ADOREI O TEXTO

    ADORO TODO O TRABALHO DA PROFESSORA ELIZETE. ELA E SIMPLESMENTE A MESTRA DA TECNOLOGIA NA ESCOLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E vocês são meus alunos queridos, mas ainda falta muito para eu chegar lá...onde quero.

      Excluir
  8. O trabalho com imagens ultrapassa o imaginário, é a idéia viva de tudo.
    Parabéns por seu trabalho, professora.

    ResponderExcluir
  9. essa é uma maneira criativa de se trabalhar na sala de aula.

    ResponderExcluir
  10. Sou aluno do curso de Letras e estou amadurecendo a ideia de trabalhar um mini curso com este tema. Como poderia realizá-lo? Que dica você poderia me dá?
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Olá! Trabalho com alunos de ensino fundamental, tenho uma proposta de produção de texto a partir de fotografias produzidas por eles na comunidade onde moram que passará por profundas reformas de urbanização. Vc poderia me indicar alguma outra bibliografia? Alguma dica importante para direcionar o trabalho? Agradeço a atenção. Ana Cláudia - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  12. Vou começar um trabalho com fotografia com alunos de 6° ao 9°Ano do Ensino Fundamental... Gostaria de ajuda pois não sei nem por onde começar....

    ResponderExcluir
  13. Amei as propostas sugeridos neste blog. Realmente trabalhar em sala de aula com foto é encantador, fiz uns trabalhos com meus alunos de Educação Infantil, ensinando a fotografar e foi muito rico em aprendizado, encantaram-se com as fotos. É muita empolgação dos alunos e nossa como professor. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.