sábado, 2 de março de 2013

O Homem e seus castelos




O homem e seus castelos
Autores:
 Elizete Vasconcelos Arantes Filha
Jefferson André Lima de Souza

Resumo

O documentário intitulado “O homem e seus castelos” apresenta conteúdos fundamentados na cidadania como prática do respeito às diferenças e a visibilidade às diferentes identidades dos cidadãos e seus patrimônios. Portanto, apresenta a história de seu Zé dos Montes, a estética e simbologia dos castelos medievais comparando-os ao castelo contemporâneo de Zé dos Montes. O castelo do Seu Zé dos Montes é simples, rústico, porém de uma beleza extraordinária, que aos observadores atentos remete a arquitetura dos castelos Mouros de fundação mulçumana, datado do século IX, em Cintra, Portugal. Também trazemos a tona às simbologias religiosas do senhor Zé dos Montes ao homenagear Nossa Senhora aparecida o qual é devoto.

Castelo do Zé dos Montes em Natal


Componente curricular
História
Disciplinas relacionadas
Artes, geografia, religião, sociologia, filosofia.

Aspectos relevantes do vídeo
O vídeo traz aspectos relevantes que devem ser trabalhado em sala de aula, iniciando com as histórias fantásticas do Sr. José Antônio Barreto, conhecido por Zé dos Montes, a missão de construir o castelo recebido por uma entidade mítica da religião católica. Também se pode perceber a ênfase aos aspectos climáticos e econômicos da região. Pode-se trabalhar também a estética da arquitetura medieval e as remitências para a estética do castelo do seu Zé dos Montes. A partir do documentário pode-se estudar a história local e as origens dos castelos portugueses. O vídeo também favorece um estudo filosófico sobre mitos sociológicos a partir da iconografia apresentada. O professor deve se preparar para essa aula lendo o texto “Arquitetura da Fé” de autoria da Profª Elizete Arantes, no link:
Castelo de Sintra-Portugal


Duração da atividade
Recomenda-se quatro horas-aula.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender a relação da história local com outras histórias além-mar, entre a arte e a religião. Compreender os conceitos semióticos por meio da iconografia e estética da arte medieval. Possibilitar ao aluno a descoberta de sua própria poética e respeito a sua própria história. Conhecer as adversidades de sua região como também sua exuberância natural e cultural. As construções arquitetônicas medievais e as remitências históricas, filosóficas e sociológicas. Quem foram os Mouros? Quais os seus legados? Por que os homens constroem castelos? Rio Grande do Norte é um estado com grande número de castelos, por quê?  Nesse item aqui o professor deverá se preparar com antecedência para responder cada questão com propriedade.


Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades

1ª etapa
Preparar a sala de vídeo ou laboratório de informática e ou a sala de aula de forma agradável e acolhedora aos alunos, ou seja, observar se os suportes de exibição de imagem e som estão funcionando bem, e se as cadeiras estão posicionadas para facilitar a visualização do aluno.  Se o professor não tiver acesso à mídia com o documentário poderá acessar diretamente do link:
http://www.youtube.com/watch?v=j8h4ZZFHHyk&list=LLa0Xcd5dYzi_ae_dXh98IpQ&feature=mh_lolz. O importante é que nada seja improvisado. O professor poderá fazer download com antecedência.


2ª etapa
            Exibir o vídeo O homem e seus castelos, produzidos e dirigidos pelos professores Elizete Arantes e Jefferson Souza. Porém, antes de iniciar a exibição, sugerimos que o professor oriente os alunos para que observem as explicações que serão apresentadas pela narração e anotem palavras e frases que considerem significativas para que sejam discutidas na etapa seguinte.
O professor poderá iniciar a aula trazendo as questões da semiótica no que diz respeito aos signos religiosos citados na obra, como também os signos arquitetônicos das construções medievais, usos e costumes dos Mouros, que poderão ser analisados de vários aspectos, antropológicos, iconográficos, etnográficos, gestalticos e estéticos.  É imprescindível que tenha em mãos imagens de vários castelos portugueses, incluindo os de Sintra em Portugal que mais se assemelha ao de seu Zé dos Montes. Apresentações em PowerPoint com as obras citadas no vídeo e textos sobre o assunto que poderão circular pela classe ou exibidos com o auxilio de um projetor de multimídia. Se o professor sentir dificuldade em trabalhar todos esses aspectos, que pelo menos escolha um ou dois, entre eles.

3ª etapa
Terminada a exibição, tecer, ouvir e direcionar os diálogos sobre o que viram e ouviram no documentário. O professor poderá oferecer informações sobre a relação entre as disciplinas de história, arte, filosofia, geografia, sociologia. Explique que essas cinco disciplinas são distintas e ao mesmo tempo complementares. Observe que a produção audiovisual encaminha para um estudo da semiótica, ou seja, os signos que propõem informações imateriais das imagens que são inerentes as grandes obras e aos grandes artistas. Veja o link: Semiótica, disponível em: http://ligiacabus.sites.uol.com.br/semiotica/conceito.htm . Acessado em 27/11/2011.
Mostrar exemplos nas obras estudadas, solicitando para que os alunos assistam ao vídeo quantas vezes julgarem necessário. Para isso poderão utilizar o laboratório de informática, acessando o portal www.youtube.com e acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=j8h4ZZFHHyk&list=LLa0Xcd5dYzi_ae_dXh98IpQ&feature=mh_lolz. Acessado em: 29/11/2012.

4ª etapa
Faça questionamentos aos alunos e peça para identificar se compreenderam a mensagem do audiovisual apresentados: 1) como vive a comunidade de Serra da Tapuia? Explique o significado da palavra Tapuia. 2) peça para os alunos identificarem os aspectos econômicos, sociais, políticos e religiosos  apresentados na narração.
3) quais os elementos estéticos que compõem a arquitetura do castelo de Zé dos Montes? A qual época pertence o estilo? 4) quem são os Mouros? 5) como a civilização chegou a Portugal? 6) qual o significado dos castelos dos Mouros? 7) porque eles eram construídos utilizando as grandes rochas como base? 7) qual a semelhança entre o Castelo de Zé dos Montes e os castelos Mouros de Sintra em Portugal?
8) quais os benefícios econômicos, históricos e culturais que o castelo de é dos Montes trouxe para a comunidade de Serra da Tapuia? 9) identifique os motivos da construção de castelos dos  Mouros e compare com os motivos religiosos de Zé dos Montes.

O professor também poderá suscitar questionamento sobre: Por que os homens constroem castelos?  Porque em Rio Grande do Norte há tantos castelos em estilos medievais?  À medida que os alunos forem respondendo, vá anotando ou apresentando mais informações.



5ª etapa
Possibilitar aos alunos a descoberta de sua própria poética por meio de estudo da arquitetura medieval imitada por seu Zé dos Montes. Promova uma aula de campo e visite o castelo de seu Zé dos Montes com seus alunos, peça para se munirem de máquinas fotográficas e se possíveis filmadoras ou até mesmo de celular que faça fotografias e filmagens.

6ª etapa

 Convide os alunos a se dividirem em grupo e cada grupo deverá receber uma missão de pesquisar sobre temas que envolvam castelos. As pesquisas deverão ser distribuídas seguindo a sugestão de sequencia:
 A) pesquisas sobre castelos medievais com as características arquitetônicas da época e descrevendo cada elemento.
 B) pesquisa sobre o castelo de seu Zé dos Montes, observando as características em comum com os castelos medievais.
 C) outro grupo ficará responsável em fazer uma maquete replicando o castelo de seu Zé dos Montes.
D) outro grupo poderá fazer uma maquete do castelo de Sintra em Portugal.   Para as maquetes, os alunos poderão usar argilas e garrafas pet e outros materiais.
  E) outro grupo poderá fazer um estudo sobre como vivem os habitantes de Sintra em Portugal, aspecto econômico, social, político e religioso.
F) Grupo poderá pesquisar sobre os aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e religioso da região de Sítio Novo/ Serra da Tapuia.
As pesquisas devem ser apresentadas através de power-point  e as maquetes devem ser produzidas seguindo a fidelidade imagética Recomendamos que as apresentações sejam fotografadas e publicadas no blog da escola. O link de publicação deve ser socializado com os alunos e comunidades.

Questões para discussão
Qual a contribuição dos estudos da semiótica de castelos medievais, da civilização Moura e do castelo de seu Zé dos Montes? Porque estudar elementos, sociais, religiosos, políticos, geográficos e compara-los? Porque é importante estudar conteúdos fundamentados na cidadania como prática do respeito às diferenças e a visibilidade de diferentes identidades dos cidadãos e seus patrimônios? Porque é importante que os alunos se apropriem da teoria da linguagem visual, se expressem utilizando os elementos visuais e construam uma poética pessoal?

Dicas de materiais utilizados

O homem e seus Castelos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j8h4ZZFHHyk&list=LLa0Xcd5dYzi_ae_dXh98IpQ&feature=mh_lolz.. Acessado em 29/11/2012.

“Arquitetura da Fé” disponível em:

 Acessado em 27/11/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.